Motorista particular é o profissional responsável por assegurar o transporte da família, cuidar da viatura, podendo ainda prestar serviços de actividade externa à residência, em prol das necessidades diárias de quem o contrata.

Um motorista particular?

Um Motorista Particular pode ser considerado Empregado Doméstico, quando se constitui no profissional responsável por assegurar o transporte dos elementos do agregado familiar, cuidar da limpeza e manutenção da(s) respetiva(s) viatura(s), podendo ainda prestar serviços de actividade externa à residência, em prol das necessidades diárias de uma família.

Ser Motorista particular é uma tarefa destinada a profissionais de bastante competência e confiança. Desta forma, o processo de recrutamento deverá ser efectuado por profissionais qualificados.

A Esfera Social é uma empresa especializada em seleccionar e recrutar motoristas particulares com o perfil solicitado pelo cliente, confirmando sempre as referências e recomendações das entidades patronais anteriores.

Porque contratar um motorista particular?

Admitir um Motorista particular pode ser essencial para facilitar o dia a dia de uma família, nomeadamente para:
. levar e buscar pessoas ao trabalho e ás compras
. acompanhar as crianças à escola e demais actividades extra curriculares
. apoiar na ida e regresso de uma viagem em férias ou a trabalho
. transportar idosos e pessoas com necessidades especiais (físicas ou motoras)
. os mais diversos fins considerados necessários pela família

Principais tarefas do motorista particular:

Este profissional é responsável por efectuar não só uma condução segura do(s) veículo(s) da família, nos horários previamente estipulados, de acordo com a solicitação de quem o contratou, proceder à limpeza da viatura e mantê-la impecável, proceder a manutenções básicas (nível de óleo, combustível, calibragem dos pneus e nível de água), levar a mesma ao mecânico e às inspecções sempre que necessário, e assegurar-se que segue as normas de segurança, higiene, qualidade e protecção ao meio ambiente.

Para que tenha um bom desempenho como Motorista é essencial que assuma uma condução defensiva, conheça as ruas e avenidas da cidade onde trabalha, tenha boa memória e boa capacidade de atenção ao trânsito, sinalização sonora e luminosa, assim como deverá ter boa capacidade de manuseio de equipamentos e softwares de navegação.

Características principais de um motorista particular:

A profissão de motorista particular requer que seja hábil ao volante porém, além de elevadas competências de condução e uma enorme confiança, necessita ainda ter conhecimento das regras de protocolo e de etiqueta, ter uma postura impecável, saber lidar com as pessoas, ter um bom relacionamento interpessoal e um significativo bom senso de discrição.

Por outro lado, um motorista deve também ter uma boa apresentação pessoal, onde se inclui o asseio pessoal (higiene diária e uso de desodorizante, dentes cuidados, cabelos curtos, unhas cortadas e barba feita), a postura, o vestuário (uniforme limpo, de tamanho adequado e bem passado, usualmente calças escuras e gravata a condizer, camisa branca ou clara e sapatos bem engraxados), boas maneiras (educado, cordial, saber apresentar-se apropriadamente) e comportamento adequado (não fumar nem mascar chiclete, falar em tom audível porem discreto, conduzir de corpo reto, expressão séria porém simpático, dirigir-se a quem transporta com os devidos títulos designativos: doutor, engenheiro, comendador, etc).

Dependendo das funções solicitadas por quem o contrata, poderá inclusive, exigir-se que fale fluentemente línguas estrangeiras.

No entanto, é importante que o motorista esteja sempre atento aos gostos e desejos de quem transporta, procurando adaptar-se aos seus hábitos e costumes individuais.

 

Todas estas particularidades específicas fazem com que a seleção e o recrutamento de um motorista particular não seja uma tarefa fácil e exija a experiência profissional e especializada.

A Esfera Social é o seu parceiro indicado para esta tarefa.

Fale connosco. Nós ajudamos.