maxresdefault
Porque contratar um cuidador de idosos?

A determinada altura na vida, as pessoas podem sentir maior dependência de terceiros, tendo em conta a diminuição do seu grau de autonomia para satisfazer todas as suas necessidades com a mesma eficácia de antes. Nesta fase, poderão ter necessidade de um auxílio físico, psicológico e emocional. Neste momento, nem sempre a família consegue estar presente para prestar os cuidados necessários, sendo essencial recorrer ao apoio de um cuidador.

O cuidador de idosos é a pessoa que se dedica a tomar conta de pessoas com mais idade e que possuem dificuldades para realizar as tarefas quotidianas, como por exemplo na alimentação e na higiene pessoal. O seu apoio visa promover a qualidade de vida e o bem-estar dos idosos e, consequentemente, das suas famílias.

O apoio no domicílio representa uma mais-valia no cuidar do idoso, uma vez que é possível o acompanhamento e o auxílio das tarefas do seu dia-a-dia, desde a higiene pessoal, à limpeza da casa, sem que necessite sair do conforto do seu lar. É uma excelente alternativa às casas de repouso ou institucionalização em lares.

Os cuidados prestados no domicílio permitem que a pessoa idosa, doente ou dependente e a sua família usufrua de um acompanhamento assistencial de proximidade, seja ele de caracter continuado ou ocasional.

 

Profissionais no apoio a idosos e acamados

O profissional que lida com idosos são, por vezes, a sua maior companhia, por isso é extremamente importante que, acima de qualquer suspeita, seja uma pessoa de confiança. É fundamental que possuam competências específicas para reagirem com discernimento e racionalidade em situações que podem ser emocionalmente delicadas. Não menos importante, deverá ser uma pessoa com disponibilidade para trabalhar em horários flexíveis, tendo em conta que, por vezes, poderá ser necessário prestarem acompanhamento nocturno e aos fins-de-semana.

Tarefas de um Cuidador/Ajudante Familiar:

  • Assistência a idosos e pessoas com deficiência e/ou dificuldades de mobilidade
  • Acompanhamento e vigilância em horário diurno e nocturno
  • Higiene e conforto pessoal
  • Mobilização
  • Ajuda na troca de roupas
  • Supervisionar e administrar medicação conforme prescrição medica
  • Companhia em casa e acompanhamento ao exterior ligadas ao lazer, cultura ou deslocação a entidades da comunidade
  • Tarefas de manutenção do lar (limpeza habitacional, tratamento de roupa, confeção e apoio nas refeições)
  • Aquisição de bens e géneros ou pagamento de serviços

 

Uma Seleção eficaz aumenta qualidade de vida do idoso e da família

Os cuidados a idosos requerem confiança e o máximo profissionalismo. Dai que, uma acertada escolha do profissional que irá apoiar o nosso familiar é determinante para que se promova a melhoraria da sua qualidade de vida, e de toda a família.

O serviço de recrutamento da Esfera Social, obedece a processos de selecção minuciosos de cuidadores de confiança, experientes e especializados no cuidado e assistência a idosos e pessoas dependentes, em função das necessidades especificas de cada família, sejam elas de forma pontual ou continuada.

Caso pretenda contratar a sua própria cuidadora a Esfera Social faz o recrutamento e pré-selecciona candidatas com o perfil que pretender.
Cabe-lhe a si a escolha final da cuidadora que considerar mais adequada e com que mais se identifica.

A Cuidadora de confiança que procura, está na Esfera Social.
Diga-nos o que necessita e rapidamente identificaremos a profissional que procura.
Contacte-nos!