Babysitter, babá, ama ou nanny - No horário que pretender, a profissional nos cuidados a crianças ajuda na alimentação, banho, actividades lúdicas, acompanhamento à escola. Contrate uma Babysitter com formação, experiência e referências, para tomar conta do seu filho, bebé ou criança.

Contratar Babysitter ou Babá?

Com todas as atribuições do dia a dia, nem sempre é possível aos pais dedicarem-se integralmente ao cuidado e educação dos filhos. A sua grande maioria tem necessidade de procurar um profissional para acompanhar os seus filhos nas suas ausências.

Atualmente existem vários modelos cada vez mais dinâmicos e modernos para cuidar dos seus filhos, familiares e do serviço doméstico que a casa exige.

Sem a ajuda de entidades habilitadas no recrutamento e seleção de recursos humanos, pode ser difícil encontrar uma pessoa de confiança que se enquadre na dinâmica familiar e que seja responsável, ainda que por algumas horas, por alguém tão importante como os nossos filhos.

A Esfera Social, composta por uma equipa especializada em Recursos Humanos, ajuda a encontrar a pessoa de confiança que precisa. Seja qual for o horário pretendido pelos pais, temos profissionais que se ajustam às necessidades da sua família.

– Diferenças entre babá (ou ama/nanny) e babysitter:

babá (ou ama/nanny) é a profissional que asseguram diariamente na casa da família, todas as necessidades das crianças, desde a alimentação à educação. Tem horário diário de entrada e saída, podendo ser a tempo parcial ou completo, usualmente com vinculo laboral com a família através de contrato de trabalho. Podem ainda acumular algumas tarefas domésticas, apesar de que estas são tendencialmente desempenhadas pela empregada doméstica. Quando muito podem ficar responsáveis por fazer a comida da criança, cuidar da higienizarão das suas roupas e da organização dos brinquedos. Acompanha os trabalhos de casa, controla os remédios, cuida da higiene e da saúde das crianças. Proporciona momentos de lazer e faz actividades, brinca e passeia com a criança. Pode acompanhar à escola ou actividades extra curriculares, como natação ou música.

Já as babysitters ficam com as crianças geralmente por um período curto de tempo (“ás horas”), de acordo com a necessidade pontual da família, podendo trabalhar em horários diferentes, inclusive fora do período diurno. O pagamento, normalmente, é estipulado à hora e pago de acordo com a carga horária do serviço diário prestado. Desempenham as tarefas segundo a rotina e necessidade da criança, desde brincar com a criança e apoiar as tarefas como escovar os dentes, fazer as refeições nos horários, etc. Dedicam a sua atenção à criança, não ficando responsável por nenhuma tarefa ligada à rotina da casa. Poderão ter diversas formações, nem sempre ligadas ao segmento infantil, contudo deverão ter experiência nos cuidados a crianças.

– Profissional com formação:
Cada vez mais é expectável que a profissional que acompanha as crianças, seja a tempo inteiro, parcial ou por algumas horas, possua formação na área da educação infantil ou pedagógica, uma vez que poderá atuar em processos de ensino e aprendizagem, através da realização de atividades lúdicas. Desta forma ajudará a estimulação do desenvolvimento do lado sensorial, da socialização e da criatividade, além de proporcionar um momento divertido. Estará, assim, a promover o desenvolvimento de algumas habilidades essenciais para a escolarização, como a atenção, a memória, a imaginação e permite que a criança se fortaleça cognitivamente e emocionalmente.

———————————-

Os laços que as crianças desenvolvem com seus cuidadores são muito fortes, e por isso, é essencial contratar profissionais que possuam experiência, formação, conhecimento e vocação de quem educa e cuida.

Apesar de poder encontrar pessoas que se oferecem em jornais, revistas e websites, para tomar conta de crianças, a verdade é que poderá não ser a via mais segura. O modo mais seguro e rápido de contratar é recorrer a uma agência de serviços de apoio à família, que poderá sugerir profissionais que reúnam os requisitos para cuidar dos seus filhos.

A Esfera Social executa processos de recrutamento e selecção rigorosos que permitem avaliar o perfil da babysitter e analisar qual a que poderá enquadrar-se melhor ás suas expectativas.

Se procura um profissional experiente e de confiança para tomar conta dos seus filhos, fale connosco.

Garantimos-lhe toda a segurança que precisa.